Só Saudades
Jandira Mendes Trindade
Saudade palavra que vem na nossa mente quando lembramos de uma data, lugar, ou um momento feliz que vivemos, que nos tenha marcado profundamente…
Assim é aquele lugar a duas quadras do começo da Rua Estevão. Trecho esse que fazíamos quando na juventude íamos passear no nosso inesquecível jardim público. Prédio vizinho ao cine Glória, no centro da cidade…
Com cores sombrias em sua fachada, lá dentro reinava o café do “Zizi” famoso na época, onde longos “papos” e os comentários e novidades da cidade eram discutidos. Depois foi a vez da lanchonete do Obejacy e Ely Mendes, que por 12 anos estavam servindo deliciosos lanches, principalmente as “esfirras” feitas que faziam o maior sucesso…
Assim, esse prédio era disputado e todos os que alugavam faziam dele um lugar aconchegante…
Por um longo tempo permaneceu fechado, para depois resplandecer como a “Fênix” que ressurgiu das cinzas…
Prédio tão antigo e austero que estava ali sua fachada completamente mudada; pintada e com umas cerâmicas implantadas em forma de rastro de onça subindo pelas paredes acima. Portas de vidro, surgindo então a loja Pantaneiríssimo onde o artesanato imperava… não só os da cidade, do estado e desse mundo afora de meu “Deus”.
Seus donos Fernando e Lúcia, de um gosto super refinado, davam o tom certo para que a loja sempre
tivesse uma novidade para atender ao mais exigente cliente, na maioria turistas que aqui chegassem…
Fernando, com tantas ideias brilhantes fazia da loja, um lugar onde as exposições de artistas tivessem um lugar para expor seus quadros, trabalhos fossem eles artísticos ou livros.
A gentileza de Paulo e Lúcia completavam aquele lugar.
Bete, como era bom entrar, e receber de você com aquele jeitinho todo seu, de me dar bom dia ou boa tarde…
O eficiente Eder, sempre atento, recebendo bem a todos os que ali chegavam…
A loja referência de artesanato no centro da cidade, hoje, prepara-se para encerrar os negócios e está com todo o seu estoque em liquidação. Enfeites mil, florais, toalhas, lindos em hontutys…
Lembranças fortes vão ficar desse lugar…
A presença de Bete, Eder, dos bons amigos Fernando e Lúcia, Paulo ficaram na certa marcados naquele espaço, que era uma referência dando uma saudade danada, desde já do tempo em que desfrutamos daquela loja.
Jandira Mendes Trindade. Meu Lugar é Aqui. Campo Grande,MS: FCMS, 2008.

