Início » Aquidauana apresenta sua arquitetura histórica na Jornada do Patrimônio

Aquidauana apresenta sua arquitetura histórica na Jornada do Patrimônio

A cidade de Aquidauana abriu oficialmente, no dia 25, as atividades da Jornada Estadual do Patrimônio 2025, que este ano traz como tema “Entre Janelas e Memórias: Uma Viagem pela Arquitetura Histórica de Aquidauana”. A proposta é aproximar a comunidade de seus espaços simbólicos e reforçar a importância da preservação da memória urbana e arquitetônica.

A solenidade de abertura contou com autoridades locais, convidados e estudantes do IFMS. Entre os presentes estiveram os secretários municipais Pepeu Fialho (Cultura e Turismo) e Humberto Torres (Meio Ambiente), o ex-prefeito Fauzi Suleiman, a ex-vice-prefeita Selma Suleiman, o professor e acadêmico Paulo Corrêa de Oliveira, o diretor do Instituto Morro Azul, Elbio Gazozo, e a professora Andréa Marques Rosa, diretora do IFMS/Aquidauana.

A noite foi marcada pela apresentação da cantora Regiane Martins e pelas palestras “História Contada pelas Fachadas”, conduzida por Elbio Gazozo, e “Tombamento e Preservação – A importância da proteção do patrimônio arquitetônico local”, apresentada por Janiely Borges.

A programação segue nesta quarta-feira (26), às 19h, com a visita guiada “Ecos da Memória”, sob a condução do professor Paulo Corrêa de Oliveira, que compartilhará com o público a história e a riqueza arquitetônica da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição e outros patrimônios.

A Jornada Estadual do Patrimônio de Mato Grosso do Sul 2025 é uma iniciativa da Fundação de Cultura de MS (FCMS), em parceria com o IPHAN/MS e o CAU/MS, envolvendo 14 municípios e mais de 50 ações culturais espalhadas pelo Estado.

Em Aquidauana, a programação é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), com coordenação da bibliotecária e pedagoga Ana Maria Cipro, e conta com a parceria do Instituto Morro Azul e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana.

Fotos: AGECOM/Prefeitura de Aquidauana

Avalie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *