CERA
Início » CERA – UEMS – CEPA

CERA – UEMS – CEPA

Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA)

A Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana foi criada em 15 de agosto de 1974, com os objetivos principais de formar mão-de-obra qualificada para atuar no setor primário na agricultura e, ao mesmo tempo, para atuar como centro divulgador de técnicas modernas ligadas ao meio rural para o desenvolvimento econômico sul-mato-grossense.

Foi uma entidade autônoma, tendo por finalidade principal a formação e o aperfeiçoamento profissional, em todos os níveis, especialmente no setor agropecuário, além de realizar pesquisas e estudos, em diversas áreas e promover divulgação científica, técnica e cultural.

Localizada a 12 quilômetros da cidade de Aquidauana, tem uma área de 806 hectares, onde são desenvolvidas atividades agropecuárias. A infraestrutura física da fundação ocupava uma área de 2,60 hectares, onde se abrigavam as dependências administrativas e técnicas pedagógicas.

Em 24 de abril de 1980, através do Decreto n°. 528, o Governo do Estado estabelece a vinculação da Fundação à Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul.

Benfeitorias

A parte física da Fundação, contava com pavilhão onde funcionava o setor administrativo, além de salas de aulas, laboratórios de zootecnia e de Fitotecnia, auditório, sala de vídeo, biblioteca e até ginásio coberto. Um pavilhão de alojamento abrigava os alunos com lavanderia, cozinha, refeitório e enfermaria.

A parte externa tinha pocilga com três salas ambiente), aviários de corte e postura, horta e viveiro de mudas, estábulo e curral com brete, aviários de corte e postura. Tinha ainda um barracão para desenvolvimento do bicho-da-seda, indústria, oficina, marcenaria, carpintaria, pavilhão para máquinas agrícolas, além de casas para os funcionários.

Em convênio com a secretaria do Meio Ambiente, foi criado o Posto Experimental de Eqüicultura (Pexa) em uma área de 10 hectares pertencente à Fundação. A Estação Experimental tinha toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento da atividade, com 14 tanques de alevinagem, engorda e estrutura laboratorial completa, e capacidade para a produção de 500 mil alevinos por ano.

A Fundação tinha ainda uma Estação de Meteorologia, e as informações passadas ao Iagro, Dnos (Campo Grande), Proagro (Banco do Brasil), firmas de engenharia, aeroporto e rádios locais.

Os 806 hectares de terras da Fundação eram para pastagem natural dos tipos jaraguá, capim-fino, corona e colonião e pastagem artificial de brachiaria SP, jaraguá e colonião. As lavouras anuais eram de milho, arroz, feijão e outros. No local, havia também o cultivo de frutíferas como citrus, caju, banana e mamão, além de café, cana e napier. Servia ainda para diversas atividades de oleicultura, tendo ainda a parte da reserva florestal com mata e cerrado.

Senar/MS

Em 28 de dezembro de 1993, a Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana resolveu celebrar um Termo Administrativo de Concessão de Uso com o Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS).
Com duração de 20 anos, o termo teve autorização do Governo do Estado, valendo a partir de 1 de janeiro de 1994. Assim, coube ao SenarMS, a administração, gerenciamento e funcionamento do Cera, na parte do ensino profissionalizante da área rural. Para esse fim, o termo determinava ainda que o Senar/MS implantasse no local um Centro de Referência Técnica Rural, com ensino profissionalizante, sob supervisão da Secretaria de Estado de Educação.

CERA

O Centro de Educação Rural de Aquidauana (Cera) foi reativado pelo Decreto Estadual nº 9.341, em 15 de janeiro de 1999. O curso tinha um quadro curricular de 4.710 horas, distribuídas em três anos, com regime integral de atividades letivas. O ingresso ao curso se fazia com exame de seleção e entrevista vocacional a candidatos com a oitava série completa.

Nove meses depois, foi aprovado o estatuto da Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana Ccera), com a publicação do Decreto Estadual n°. 9.652. O decreto determinava patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, com a sede e foro na cidade de Aquidauana. Dali em diante responderia também pela legislação aplicável às fundações públicas, além da legislação estadual e o presente estatuto.

A Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana, tinha por finalidade manter o treinamento profissional em todos os níveis, principalmente no setor agropecuário bem como desenvolver atividades produtivas nas áreas da agricultura, pecuária e indústria.

No ano 2000, o Governo do Estado dispôs em publicação no Diário Oficial, sobre a reorganização da estrutura básica do Poder Executivo do Estado e de outras providências. Em Assembleia Legislativa, decreta e sanciona a lei nº 2.152, de 26 de outubro de 2000, que trata no artigo 83, da extinção “da Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (Cera) e a incorporação de suas funções, seu pessoal e seu patrimônio à Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul”.

Fundação Centro de Educação Profissional de Aquidauana (СEPA)

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Vera Lúcia de Lima, aprovou em seção plenária de 14 de setembro de 2001, o projeto que autoriza o funcionamento do Curso Técnico em Agropecuária – Educação Profissional de nível técnico do Centro de Educação Profissional de Aquidauana (Cepa), sediado em Aquidauana, pelo prazo de dois anos.

Escola Estadual Geraldo Afonso Ferreira Garcia
No ano de 1976, foi criada a escola estadual de segundo grau Geraldo Afonso Ferreira Garcia, mantida pela Fundação, que ministra a Habilitação Técnico em Agropecuária, autorizada a funcionar por resolução ainda no estado uno de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse curso já tinha o quadro curricular de 4.710 horas, distribuídas em três anos, em regime integral de atividades letivas. O ingresso ao curso também já se por exame de seleção e entrevista vocacional a candidatos que tivessem a oitava série.

Avalie

1 comentário em “CERA – UEMS – CEPA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *