Somos o Instituto Morro Azul, foi criado em 2021, com sede em Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Foi idealizado com o com o compromisso de promover o desenvolvimento sociocultural e econômico local e regional, divulgar as iniciativas turísticas e de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul (Cerrado e Pantanal), e contribuir para a preservação da cultura, história e conservação do meio ambiente.
ELBIO ROCHA GAZOZO:
Presidente do Instituto Morro Azul. Possui graduação em História pela UFMS/CPAQ (2019). Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO/UFMS/CPAQ (2022). Especialização pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade – UFMS/CPAQ (2020). Possui artigos publicados em revistas científicas discorrendo sobre a Formação Socioeconômica e Organização Espacial de Aquidauana/MS, Organização Espacial do Distrito de Piraputanga e outros. Temas de interesse: Formação territorial de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Navegação e Comércio; Imigração no sul de Mato Grosso.
Com um olhar atento para a valorização da história, cultura e turismo em Aquidauana e região, Elbio Gazozo tem se dedicado a projetos que resgatam memórias, fortalecem identidades e impulsionam o desenvolvimento local.
Entre suas contribuições, destaca-se a elaboração do projeto de expografia e pesquisa para a reinauguração do Museu de Arte Pantaneira, espaço essencial para a preservação e difusão da arte regional. Também atua na pesquisa e levantamento de acervo para o Memorial Fragelli, contribuindo para a salvaguarda da memória política e histórica do Mato Grosso do Sul.
No campo do turismo de natureza, foi o criador do PantanAves, primeiro evento de observação de aves realizado em Aquidauana, fortalecendo essa prática como um atrativo sustentável e educativo. Sua atuação no fomento à cultura se estendeu à proposição do evento para a entrega da Comenda Visconde de Taunay em 2023, homenagem a personalidades que contribuem para o patrimônio cultural e histórico do município.
Além disso, idealizou o Marco da Paz em Aquidauana, símbolo de união e celebração do fim da guerra. Também compartilhou seus conhecimentos ao ministrar uma palestra, a convite do SEBRAE/MS, para a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico do Paxixi (AECOPAXI), contribuindo com reflexões sobre o desenvolvimento regional.
Com iniciativas que conectam passado e futuro, cultura e natureza, Elbio segue promovendo o fortalecimento da identidade local e o turismo sustentável.
LEANDRO TOBIAS MIRANDA:
Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ (2020). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO/UFMS/CPAQ (2023). Possui artigos publicados em revistas científicas e capítulos de livro discorrendo sobre Turismo e Unidade de Conservação, Observação de Aves na APA Estrada Parque de Piraputanga. Temas de interesse: Turismo e Meio Ambiente; Ecoturismo; Turismo em Unidades de Conservação; Planejamento Turístico; Turismo Cultural.
Atuando na interseção entre turismo, cultura e pesquisa, Leandro Miranda tem contribuído significativamente para a valorização do patrimônio histórico e natural de Aquidauana e região.
Participou da elaboração do projeto de expografia e pesquisa para a reinauguração do Museu de Arte Pantaneira, colaborando na preservação e difusão da arte regional. Também desempenha papel fundamental na pesquisa e levantamento de acervo para o Memorial Fragelli, iniciativa voltada à memória política e histórica do estado.
No ecoturismo, foi co-criador do Pantanaves, o primeiro evento de observação de aves realizado em Aquidauana, promovendo a avifauna local como atrativo turístico e ferramenta de conservação. Sua experiência no setor levou à realização de uma palestra sobre Turismo na Estrada Parque de Piraputanga, a convite do SEBRAE/MS, para a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico do Paxixi (AECOPAXI), onde compartilhou insights sobre o desenvolvimento sustentável da região.
É membro ativo do Clube de Observadores de Aves de Aquidauana (COA Aquidauana).
Além das ações práticas, Leandro também contribui academicamente com a publicação de artigos científicos e capítulos de livros sobre turismo e observação de aves, fortalecendo a pesquisa e o conhecimento na área.
VITOR MANUEL CARDOSO ALFONSO:
Vitor Manuel Cardoso Alfonso, 17 anos, estudante do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul Campus Aquidauana, programador, pesquisador científico e gestor de projetos. Participou de eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), feiras de ciência e tecnologia como a FECIAQ apresentando projetos como o SCANIMAL (aplicativo com inteligência artificial para a identificação da fauna pantaneira) entre outras convenções proporcionada pelo IFMS. Atualmente estagiando no Instituto Morro Azul, juntamente com os dois supervisores Elbio Gazozo e Leandro Miranda. Trabalhando na área de pesquisa, desenvolvendo soluções tecnológicas para auxiliar em ideias e pesquisas que contribuem para gestão de projetos, participando também de atividades que visam fortalecer a identidade cultural da região de Aquidauana.
COMPROMISSO
- Promover o desenvolvimento sociocultural e econômico local e regional;
- Divulgar as iniciativas turísticas e de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul (Pantanal e Cerrado);
- Contribuir para a preservação da cultura, história e conservação do meio ambiente;
- Apoiar artistas, professores, pesquisadores e estudantes em suas consultas e pesquisas;
- Propor e participar de gestões em favor da incorporação de qualquer bem privado ao acervo da instituição, respeitando-se a política por ela estabelecida;
- Estabelecer e manter intercâmbio com associações e entidades públicas e privadas, no país e no exterior, visando apoiar projetos nas áreas de cultura, ciência, arte, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
MISSÃO
Contribuir para a preservação da cultura, história e conservação do meio ambiente.
Apoiar artistas, professores, pesquisadores e estudantes em suas consultas e pesquisas.
Propor e participar de gestões em favor da incorporação de qualquer bem privado ao acervo da instituição, respeitando-se a política por ela estabelecida.
AÇÕES
Estabelecer e manter intercâmbio com associações e entidades públicas e privadas, no país e no exterior, visando apoiar projetos nas áreas de cultura, ciência, arte, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.