Início » Artigo sobre Observação de Aves na Estrada Parque Piraputanga – MS é publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)

Artigo sobre Observação de Aves na Estrada Parque Piraputanga – MS é publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)

Hoje, 15 de janeiro, foi publicado o artigo intitulado “Birdwatching: um estudo das potencialidades na APA Estrada Parque de Piraputanga (MS)” na edição especial de Turismo de Observação de Vida Silvestre da Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur). O estudo de autoria de Leandro Tobias Miranda, Lucy Ribeiro Ayach, Érika Letícia Cáceres da Silva e Lucas Satio da Silva Tanaka, aborda as características únicas da APA Estrada Parque de Piraputanga, localizada em Mato Grosso do Sul, destacando seu rico potencial para o birdwatching. A pesquisa explora as condições ambientais, a diversidade de aves e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, reforçando a importância de práticas que aliam conservação e valorização da biodiversidade ao turismo de natureza. A publicação contribui para o debate sobre a relevância do ecoturismo como ferramenta de preservação e desenvolvimento regional.

Resumo:birdwatching é uma atividade relacionada ao turismo cujo objetivo é a observação de aves e pode estar atrelada a diversas outras motivações complementares como a paisagem, localização, biota, autenticidade cultural e outras. Com o objetivo de disponibilizar informações sobre as espécies de aves predominantes na Unidade de Conservação APA Estrada Parque de Piraputanga e seu entorno, esta pesquisa buscou identificar a variedade de avifauna existente na APA, elaborar uma lista de espécies e analisar a potencialidade para o desenvolvimento do Turismo de observação de Aves. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na revisão bibliográfica, consulta a documentos do ICMBio, consulta ao registro de aves no site Wikiaves e levantamentos de campo. A Estrada Parque de Piraputanga é caracterizada por sua beleza cênica, com formações rochosas esculpindo paredões de arenito que circundam o Rio Aquidauana, tornando-se refúgio de diversos tipos de aves e fornecendo abrigo e alimentação. Foi identificado nesta pesquisa um quantitativo de 190 espécies, número expressivo e animador para o planejamento de ações que contemplem, de forma ordenada, a atividade de observação de aves nesta área.

Clique aqui para a leitura do artigo na íntegra.

Acesse a Edição especial de Turismo de Observação de Vida Silvestre da RBEcotur clicando aqui.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *