Início » 08 de maio – Aniversário de 58 anos de Anastácio

08 de maio – Aniversário de 58 anos de Anastácio

O Instituto Morro Azul conta um pouco da história do municipio.

A coleção Claudio Robba, traz alguns dados sobre a história do município de Anastácio. Os dados a seguir foram extraídos do livro Anastácio Ontem e Hoje, publicado em 1998 – Autor Claudio Robba. 

MORADORES QUE CONTRIBUIRAM PARA A FORMAÇÃO DO BAIRRO MARGEM ESQUERDA DOS PRIMÓRDIOS ATÉ OS ANOS 30!

– Estevão Alves Corrêa e sua mulher D. Inocência Mascarenhas Corrêa, com a doação do terreno onde se iniciou o povoado. 

– Padre Julião Urquia 

– João Gomes da Silva lindeiro com o terreno 

– Miguel João de Castro que construiu a primeira casa da margem esquerda, segundo relato do Padre Chiquinho Francisco Alves Corrêa Filho. 

– Pedro Pace, Antonio Caffaro, José Candia, Fidelis Candia, Vicente 

– Augusto Ekberg Anderson, Augusto Peres Anderson, Vereador à época, Eduardo Pereira Mendes, Antonio Ragalzzi, Braz Monteiro, Vicente Anastácio, Rodolfo Cavalheiro Leite, Deolinda Leite Penteado, Fancisco Cosentino, Feliciano Brum, Romualdo Calderoni, Armando Figueiró Trindade, Joaquim Figueiredo, Manoel Aureliano da Costa, Ovídio Costa e D. Estanelina, João José Leite Penteado, Godofredo Moliterno, João de la Cruz, “Seu Dib”, José Maksoud e D. Júlia, Antonio Cicalise e D. Florinda, 

“Seu Cabral (Rábula)”, Idalina e Viva (costureiras), “Seu Pedroso, padeiro e festeiro de S. João”, Bartolo Saravy e D. Sinhorinha, Elizário Leite Penteado, casado com D. Maria de Mattos, Chino Anderson, Florizo Mendes, Plácido Antonio da Silva. 

Da Colônia Pernambucana destacamos o que seria o 1° a chegar em terras anastacianas da década de 20 e depois sucessivamente. 

– Severino Batista da Silva, Ladislau Gomes de Brito “Seu Lalau” estabelecido na Fazenda Pulador, e como cita o Prof. Cláudio Valério no seu livro “Breve História de Anastácio” era o Seu Lalau o Cónsul pernambucano que orientava os seus conterrâneos. 

– Antonio Carneiro de Arruda, o professor Carneiro, abnegado mestre que formou diversas gerações anastacianas. 

– José Valério da Silva, conhecido como Tenente Valério que deixou larga descendência. 

Muitas outras famílias vieram posteriormente se estabelecer tanto na cidade como no interior do município. 

Candia e Pascoal Candia, os 4 fundadores da Centenária Casa Candia, funcionando até os nossos dias.

ATA DA SESSÃO DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ANASTÁCTO, ATRAVÉS DA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA CÂMARA DO REFERIDO MUNICÍPIO.

“Aos oito dias de maio do ano de mil novecentos e sessenta e cinco, nesta Cidade de Anastácio, Estado de Mato Grosso, realizou-se cm a Sala das Sessões do edificio próprio, destinado ao seu funcionamento, à Rua João Leite Ribeiro, s/n, comigo, Secretário, ad-hoc, abaixo assinado e presidida pelo Dr.Heliophar de Almeida Serra, Juiz Direito, realizou-se a sessão especial de instalação da Camara Municipal de Anastácio.

Iniciando os trabalhos, o  Dr. Juiz de Direito convidou as seguintes autoridades para tomarem assento à Mesa: Dr. Garcia Neto, Dr. Vice Governa dor do Estado de Mato Grosso; Dr. Fernando Luiz Alves Ri-beiro, Dr. Prefeito do Município de Aquidauana; Wilson de Freitas, Dr. Comandante da Guarnição Federal; Deputados Estaduais Antônio Alves Corrêa Filho E Carlos Medeiros Sr. Moysés Albuquerque, Dr. Juiz de Paz de Aquidauana Dr. Hemanio Batista de Azevedo DD. Promotor de Justiça; Dr. Almir de Oliveira Moura, DD. Defensor Público; Sr. Jo sé de Castro, DD. Vice Prefeito do Municipio de Aquidauana; Sr. José Carnio, DD. Presidente da Câmara Municipal de. Aquidauana; Rvm°. Thome Joyce, Vigario da Matriz; Sr. Bartholoneu Antônio da Silva, DD. Agente Postal Telegrafico; Sr. Walson Maciel de Oliveira, DD. Agente da NCB Dr. João Antônio Nunes da Cunha, DD. Vereador ® Diretor do Jornal Correio do Sudoeste: Sr. Antonio Rodrigues Garcia, DD. Diretor da Rádio Independente Ltda; Vereadores Heladio de Arruda, Abelardo Pereira Leal, Edgar Maidana, Plínio de Arruda Leite e Carlos Moacyr da Conceição, da Câmara Municipal de Aquidauana; Sr. Ambrosio Ferreira Santana, DD. Secretário de Viação e Obras Públicas; Sr. Miguel Demétrio Diacópulos, DD. Secretário de Finanças e representante da Rádio Difusora de Aquidauana: – Jornalista João Pace e as Exmis. Senhoras D. Nilza Ferraz Ribeiro Maria E. Nogueira e Marta Medeiros. A seguir declarou aberta a sessão e verificada a autenticidade dos • diplomas convidou para funcionar como Secretário da Mesa, até constituição da mesma, o Vereador Vicente Medeiros. Procedida a chamada, verificou-se o comparecimento dos seguintes Vereadores: Vicente Medeiros, Antonio Clementino i da Silva, Amir Faria Paim, Walter de Figueiredo é: Carlos Ney Luzardo. Nos termos da Lei, o presidente da sessão convidou ao vereador mais votado, Vicente Medeiros, a fazer a seguinte declaração:

“Prometo cumprir dignamente o mandato a mim confiado, observando as leis, e, trabalham do pelo engrandecimento deste Município”. Cada um dos vereadores confirmou o compromisso, declarando cada um de per si: “Assim o prometo”.

Logo após procedeu-se a eleição da Mesa, observando-se as normas regimentais, com os seguintes resultados apurados na votação: pra Presidente: Vicente Medeiros: para Vice Presidente: Carlos Ney Luzardo: para 1° Secretário: Amir Faria Paim; para 2° Secretário: Antonio Clementino da Silva.

Empossada a Mesa, o Dr. Juiz de Direito declarou instalada a Câmara Municipal de Anastácio, passando a seguir a presidência dos trabalhos ao Vereador Vicente Medeiros, presidente eleito. Este assumindo a presidência e após pronunciar algumas palavras de saudação e agradecimento, declarou encerrada a sessão, convocando os senhores vereadores para a sessão especial de posse do Senhor Prefeito Municipal, a realizar-se imediatamente após o encerramento desta Sessão, neste mesmo local. E, para constar, lavrou-se a presente Ata, por mim subscrita, assinada pelo Dr. Heliophar Serra, pelo Senhor Presidente eleito, vereadores e convidados.

Determinou ainda o Senhor Presidente, que se cumprisse artigo do Regimento Interno da Câmara, lavrando-se a Ata em duas vias, sendo uma no Livro próprio e outra, em papel avulso, e que será para fins de arquivamento imediatamente remetido a Secretaria de Estado do Interior, Justiças e Finanças. 

EDSON BRITO GARCIA 

SECRETÁRIO, “AD HOC”


Sobre Claudio Robba:

No texto abaixo escrito pelo ex-prefeito de Anastácio e publicado no livro Anastácio Ontem e Hoje,  em 1998, temos algumas referências do professor e pesquisador Claudio Robba, autor das informações citadas neste texto. Claudio Robba Faleceu em 17 de agosto de 2018.

Anastácio Ontem e Hoje é o livro com que o professor Cláudio Robba nos presenteia em nosso 41° aniversário; obra em que o pesquisador paulistano procura nos situar na história. Na verdade, é uma continuação do seu livro Aquidauana Ontem e Hoje, lançado em 1992. E como se sabe, é impossível falar da história de Anastácio sem se referir à história de Aquidauana e vice-versa.

Robba aproveita todo esse material pesquisado e o complementa com novos levantamentos, nascendo, daí, Anastácio Ontem e Hoje, um conteúdo bastante confiável para as pesquisas que se fizerem necessárias sobre o nosso Município, e, fundamentalmente, sobre o assentamento do nosso núcleo populacional urbano e rural. 

Cláudio Robba está entre nós, desde 1945, quando chegou a Aquidauana muito jovem ainda (com 19 anos). Oriundo da cidade de São Paulo (bairro Santa Efigênia), tem dedicado sua vida a serviço de nossa gente. Professor de profissão (Educação Física), não se limitou a sua tarefa de preparar física e mentalmente nossos jovens e crianças; foi além: esculpiu belas peças (Fundação de Aquidauana, exposta no Museu de Arte Pantaneira); escreveu bons livros; e exerceu cargos importantes na administração pública, entre eles o de secretário de Educação e Saúde e de Viação e Obras Públicas da Prefeitura de Aquidauana. Deixa, sempre, um bom exemplo em tudo que realiza. É um batalhador implacável de nossas causas histórico-culturais. Faz parte do Conselho de Cultura do Município de Aquidauana, sendo seu primeiro presidente. Depois de ter se dedicado a tantas e diversificadas tarefas e as ter desempenhado com louvor, Robba, hoje, volta sua atenção para as pesquisas que elucidam o nosso assentamento populacional, explicando as suas origens, o seu modus operandi, destacando a importância de seus líderes e a garra dessa gente que, enfrentando todo tipo de obstáculos, não desistiram de construir, aqui, uma comunidade que, aos poucos, e, de maneira sustentável, vem conquistando seu lugar na história de nossa civilização. Ao apresentar e apoiar o professor Cláudio Robba e sua obra Anastácio Ontem e Hoje, o faço na certeza de que presto um grande serviço a nossa comunidade; pois, seu exemplo de homem honrado e dedicado às causas histórico-culturais de nosso povo, bem como o caráter sério de sua pesquisa não nos deixam dúvidas dessa sensação. Robba é daqueles seres humanos para os quais a história lhes reserva um lugar destacado; e o seu livro, de cunho histórico, servirá de apoio a pesquisadores, professores, políticos, estudantes e todos que desejarem acessar ao conteúdo real de nossa História. Num mundo de homens espertos e pusilânimes, é de nosso dever destacar e exaltar aqueles que, como Cláudio Robba, ainda acreditam que o amor, a ética e o trabalho devem prevalecer como princípios norteadores da conduta humana, aqui na terra. Cláudio Valério Prefeito Municipal de Anastácio Gestão 2005-2008
5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *